Bem Vindos
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
O Morro dos Ventos Uivantes
Titulo: O Morro dos Ventos Uivantes
Autor: Emily Bronte
Editora: Landmark
ISBN 978-85-88781-34-
Preço de Capa: R$ 25,00
Sinopse: O único romance escrito por Emily Brontë, O MORRO DOS VENTOS UIVANTES, foi publicado em 1847 e atribuído a certo “Ellis Bell”. Pseudônimos literários eram comuns na época, e usados principalmente por escritoras que aspiravam à consideração séria dada aos correspondentes masculinos. Como de hábito, grassavam debates sobre a identidade do autor. Um ano antes, as três irmãs Brontë – Charlotte, Emily e Anne – haviam publicado uma coletânea de poemas em nome de “Currer, Ellis e Acton Bell.
Os círculos literários ingleses era crença generalizada que as ”Irmãs Brontë” e os “Irmãos Bell” fossem as mesmas pessoas. No entanto, o simples crédito deu margem a controvérsias: que “Bell” seria, realmente, qual das irmãs Brontë? Para complicar o assunto, alguns leitores garantiam que os três pseudônimos, na verdade, pertenciam a Charlotte. Já outros sugeriam que os demais pseudônimos “Bell” não se relacionavam com nenhuma das irmãs, e serviam de camuflagem para algum outro escritor. Até a morte de Emily, em 1848, ela ainda não havia sido oficialmente reconhecida como a autora de O MORRO DOS VENTOS UIVANTES – o que só aconteceu em 1850, quando a segunda edição do romance saiu com seu nome.
Sobre a autora: EMILY BRONTË (1818-1848): Escritora proeminente, poetisa britânica, autora do cultuado livro "O Morro dos Ventos Uivantes" (Wuthering Heights), além de inúmeros poemas. Emily Brontë nasceu no Thornton em Yorkshire na Inglaterra, irmã mais nova de Charlotte Brontë e a quinta de seis crianças. Em 1820, sua família mudou-se para Haworth, onde o pai de Emily foi um curador, e nestes arredores o seu talento literário floresceu. Depois da morte de sua mãe, as três irmãs e o seu irmão Branwell criaram terras imaginárias (Angria, Gondal, Gaaldine), que aparecem nas histórias que eles escreveram. Poucos dos trabalhos de Emily neste período sobreviveram, exceto por alguns poemas. Ela publicou, então, sua única obra em prosa, O MORRO DOS VENTOS UIVANTES, em 1847. Embora primeiramente tenha recebido estranhas críticas, o livro tornou-se um clássico da literatura inglesa. Recebeu quatro versões oficiais no cinema e inúmeras adaptações. Faleceu em 19 de dezembro de 1848, vítima de tuberculose.
Comentário: Já tenho ouvidos comentarios de alguns outros blog e também de pessoas de minha cidade que querem comprar o livro, e pelo que comentaram os que já adquiriram é um livro que vale a pena ler...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário